Guardar os dentes de leite do seu filho pode ajudar em tratamentos de saúde no futuro


 

COM ELES, É POSSÍVEL ARMAZENAR CÉLULAS-TRONCO QUE NÃO FORAM COLETADAS NA HORA DO PARTO.

 

células troncos dos dentes

Você já se perguntou o que fazer com os dentes de leite do seu filho quando eles caírem? Muita gente guarda de recordação, mas outra utilidade é armazená-los para o caso de a criança precisar de um tratamento de saúde no futuro. Isso acontece pois os avanços da ciência agora sugerem que há células-tronco mesenquimais que podem ser armazenadas no processo de troca de dentes de leite pela dentição permanente.

E a coleta a partir da polpa (parte encontrada no centro da raiz) do dente de leite é uma forma de armazenar este tipo de célula.

Esta opção, segundo Mariane Secco, mãe de Matheus e diretora científica da StemCorp,  é indicada aos pais que não fizeram a coleta depois do parto, com o tecido do cordão umbilical, que também são fonte dessas células. Para isso, basta que os pais coloquem o dente no pote fornecido por empresas de coleta e enviem ao laboratório, ou coloquem em uma caixa de isopor com gelo, caso tenham a intenção de doá-los a universidades de odontologia.

 

 

As células-tronco possuem “super poderes” de regenerar e reconstruir tecidos. Confira como elas podem ajudar seu filho

Como são utilizadas as células-tronco?

As células-tronco mesenquimais possuem capacidade para reparar e reconstruir tecidos humanos, como ossos, cartilagens, vasos sanguíneos, pele, músculo, neurônios, entre outros. Nosso organismo, ao longo dos anos, perde a capacidade de produzir naturalmente essas células e fica mais sujeito a desgastes e lesões. Por isso a importância do armazenamento.

Em todo o mundo, os estudos avançam com resultados muito promissores. Em alguns países, tratamentos com células-tronco já fazem parte da realidade, pois encontram-se aprovados por órgãos reguladores como o FDA (Food and Drug Administration) nos Estados Unidos. Confira abaixo algumas das doenças que poderão ser tratadas com células-tronco mesenquimais e que já existem estudos científicos bem sucedidos em seres humanos:

Acidente Vascular Cerebral (AVC) • Lesão Cerebral • Mal de Alzheimer • Mal de Parkinson • Reconstrução de Dentes Esclerose Lateral Amiotrófica • Esclerose Múltipla Cirrose Doenças Renais • Doenças inflama- tórias intestinais Artrite • Lesão da Medula Espinhal Doenças na Próstata • Diabetes • Doenças Cardíacas Doenças Pulmonares • Surdez • Problemas na Retina Calvície • Reconstrução de Cartilagem • Lesões Ósseas Bioengenharia de Órgãos e Tecidos

As células-tronco mesenquimais têm sido utilizadas com êxito em procedimentos estéticos e reparadores:

Fissuras Lábio Palatinas Queimaduras • Úlceras de Perna Rejuvenescimento Facial Lipoenxertia com células-tronco

 

 

Abraços!

Valentina Kids

 

Fontes: Pais e Filhos e Stemcorp

Fotos: Divulgações

Giselda Martins
Sobre Mim

Meu nome é Giselda Martins, moro em Rio Verde –Góias, sou casada e tenho uma filha. Sou graduada em Administração de Empresas, e atualmente tenho desempenhado as funções de mamãe e editora do Blog Valentina Kids. O Blog foi inspirado na minha filha, visto que o universo infantil sempre me fascinou. Busco sempre me aprimorar para trazer o melhor conteúdo, proporcionando desta forma informações úteis para o dia a dia das mamães. Seja bem-vindo ao Blog Valentina Kids Um abraço! Giselda

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado, os campos marcados são obrigatórios *