o que fazer quando seu filho pede um presente que você não pode dar


Para as crianças, o Papai Noel é capaz de trazer qualquer presente, mas nem sempre os pais podem comprá-los. Saiba como explicar a situação para os pequenos.

 

Chega dezembro e a fantasia das crianças começa. Elas criam cartinhas especiais e listas com todos os presentes que gostariam de ganhar do Papai Noel, situação que tem alto potencial de colocar os pais em uma grande saia justa quando o tal pedido está além da possibilidade dos adultos. Como agir: frustrá-los ou fazer de tudo para garantir que o presente esteja sob a árvore na manhã de Natal?

ctg4injsd9h5c2zgqk9pnl6ji

Cartinha para o Papai Noel: em alguns casos, a tristeza de não poder corresponder aos desejos dos filhos é maior nos pais do que a frustração de não ganhar o presente esperado.

 

Um estudo encomendado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) revelou que a vontade dos filhos pesa para 49% dos pais na decisão das compras de fim de ano. O medo de frustrar os pequenos também faz com que os adultos tentem compensar a decepção do presente de outras maneiras, entre elas, pela barganha: 51% se comprometem em dar o presente desejado em outra ocasião, para evitar o choro e a birra das crianças.

Frustrar-se faz parte do viver, garantem os especialistas. Por isso, não ter as expectativas absolutamente correspondidas é um processo natural e benéfico para as crianças, já que isso as prepara para a vida “de gente grande”. Só assim aprendem que nem tudo funciona exatamente do jeito que elas querem e que é preciso aceitar e seguir em frente.

A fantasia do Papai Noel não precisa ser desmistificada pelos pais. A psicóloga e coordenadora do curso de Psicologia na Universidade Anhanguera de São Paulo Elisa Meireles pontua que acabar com essa brincadeira, na infância, é injusto com os próprios filhos. Portanto, é possível manter o ritual das cartinhas e explicar aos pequenos que alguns presentes podem não chegar no trenó do bom velhinho.

“Nós colocamos para os pais a importância de ensinar às crianças como tolerar as frustrações. Elas precisam ter noção do que é a realidade da família, o que eles podem ou não dar. Um jeito de explicar é dizer que às vezes o Papai Noel pode não dar conta, que ele tem muitos presentes para entregar pelo mundo e fica difícil atender todas as crianças”, sugere a psicóloga.

 

Eles sabem lidar

A resiliência dos pequenos, aliás, é muito subestimada pelos adultos. Em alguns casos, a tristeza de não poder corresponder aos desejos dos filhos é maior nos pais do que a frustração de não ganhar o presente esperado. A culpa acaba sendo mais forte, principalmente quando os pais querem suprir a ausência da vida familiar com bens materiais.

“O melhor presente de Natal para uma criança é a presença dos pais, o carinho, a disponibilidade de tempo, de afeto. Isso é o que falta mais hoje em dia e os adultos tentam remediar com dinheiro e presentes caros, que os filhos não precisam. Essa postura é muito mais fácil do que efetivamente escutar as necessidades das crianças e se dedicar a isso, investir tempo e amor na relação”, ressalta a psicóloga Letícia Guedes, da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental.

 

Abraços!

Valentina Kids

 

Fonte: Delas

Giselda Martins
Sobre Mim

Meu nome é Giselda Martins, moro em Rio Verde –Góias, sou casada e tenho uma filha. Sou graduada em Administração de Empresas, e atualmente tenho desempenhado as funções de mamãe e editora do Blog Valentina Kids. O Blog foi inspirado na minha filha, visto que o universo infantil sempre me fascinou. Busco sempre me aprimorar para trazer o melhor conteúdo, proporcionando desta forma informações úteis para o dia a dia das mamães. Seja bem-vindo ao Blog Valentina Kids Um abraço! Giselda

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado, os campos marcados são obrigatórios *