valentina comera antecipado seu aniversário com os coleguinhas – festinha de aniversário na escola sem segredos


No dia 03 de dezembro Valentina comemorou seu terceiro ano de vida antecipado com seus coleguinhas da escola. Foi uma tarde muito divertida e agradável.

 

 

Organizar a comemoração no ambiente escolar pode ser uma alternativa mais prática, divertida e que não pesa muito no seu bolso. A comemoração dos primeiros aninhos de um filho pode até ser mais simples, com um bolinho em casa só para os amigos mais chegados. Mas, a partir dos 3 anos, a criança já espera uma festa mais incrementada, com direito a guloseimas e a presença de alguns coleguinhas.

Uma boa opção é organizar uma festa na própria escolinha do seu filho. O ambiente é familiar, os amiguinhos e as professoras já estarão por lá e,  você acaba economizando o dinheiro do buffet. Isso sem contar que as comidinhas e a decoração não precisam ser tão elaboradas.

Os preparativos não são tão complicados, mas alguns detalhes precisam ser pensados e planejados com antecedência. Para que essa data sempre tão especial tenha uma comemoração deliciosa, algumas dicas abaixo:

 

Consulte a escola

Este é o primeiro passo e precisa ser feito com algumas semanas de antecedência – o prazo para agendar uma festinha depende muito de cada instituição. “É sempre bom ficar atento ao que determina a escola e verificar se já não foi agendada nenhuma festinha para a mesma data”.

 

Veja quantos são os alunos

Informe-se sobre quantos alunos tem a turma do seu filho e se algum deles é diabético ou alérgico a um tipo de alimento (geralmente, as professoras estão por dentro disso). Em caso positivo, procure saber o que essa criança pode ou não comer. É um gesto de atenção enviar algo similar ao que será servido aos demais alunos. Se isso for inviável, peça que a escola entre em contato com a família do pequeno e avise sobre a festa. Aniversário é para comemorar e não excluir, certo?

 

Convite para os amigos

É importante que os pais das crianças que estudam com o seu filho saibam da festinha. Então, vale enviar um convitinho (com a data e o horário) alguns dias antes da comemoração. Podem ser desde os convitinhos que você compra pronto ou personalizado – caso a festa tenha um tema. ]

 

Decoração

Aposte em algo mais simples, sem muitos detalhes – uma vez que a montagem e a desmontagem precisam ser rápidas. “Uma boa dica é fazer algo mais enxuto, apenas com uma toalha de mesa e suportes para as comidinhas”, explica Denise Niz, sócia da Festejo. Mas, se quiser incrementar, também vale pensar em itens que sejam fáceis de transportar e, claro, verificar se a escola não vê problemas nisso.

 

Espaço e duração da festa

Na maioria dos casos, é a escola que define onde a comemoração pode acontecer e o melhor horário – geralmente, na hora do lanche das crianças. Mas, se houver a opção de escolher. “A sala de aula pode ser bem aconchegante para os pequenos. Já os mais velhos podem se sentir mais acolhidos no pátio ou mesmo na área comum da escola, como o campo de futebol – que pode ser bem lúdico para os meninos”, destaca. O tempo de festa depende de cada escola, mas não costuma ultrapassar 30 minutos para não interromper as atividades do dia. Para a comemoração, na maioria das vezes, é permitida a presença dos pais e dos avós, mas isso também varia de escola para escola.

 

Cardápio

A maioria das escolas têm restrições com relação a doces, refrigerantes e frituras. Algumas, inclusive, até já têm um cardápio predefinido para esta ocasião. Então, uma boa alternativa, é preparar comidinhas mais saudáveis. “O ideal é um lanchinho leve, não muito diferente do que as crianças estão acostumadas a comer no dia a dia. Suco, sanduíches, salgadinhos, pão de queijo e cupcakes são algumas opções”. Já o sabor do bolo, que não pode faltar, depende muito do gosto do aniversariante – embora a resposta seja quase sempre a mesma: chocolate!

Outra dica importante é checar se a escola fornece todos os descartáveis necessários. Caso contrário, providencie os pratinhos, copinhos e guardanapos.

Lembrancinhas

É muito comum encher um saquinho de doces e entregar para os coleguinhas depois da festa. As escolas, porém, aconselham trocar as guloseimas por brinquedos simples (como bolhas de sabão e mola maluca) ou materiais escolares (como massinhas de modelar, caderninhos, lápis de cor ou giz de cera). As crianças ficam contentes e com os dentinhos saudáveis!

 

Presentes

Acho legal levar algo para o aniversariante do dia. 

Quando receber os presentes sempre tenha certeza de que todos estão com os nomes de quem está presenteando. Na hora de abrir os presentes em casa, faça uma lista de quem deu o que para poder lembrar e agradecer. Na hora de agradecer você pode fazer um cartãozinho para os amigos da escola e colocar na agenda.

 

Não esquece de registar esse momento. 

 

 

Espero que vocês tenham gostado, pois tenho certeza que irá ajudar, principalmente os pais de primeira viagem! Boas comemorações.

 

Abraços!

Valentina Kids

 

 

Decoração: Elli Flores (64) 9675-0110

Forração: Iris Andrade (64) 9949-2390

Docinhos: Dali Doceria (64) 9610-2322

Fotos: Lorena Araújo (64)  9624-3616

Giselda Martins
Sobre Mim

Meu nome é Giselda Martins, moro em Rio Verde –Góias, sou casada e tenho uma filha. Sou graduada em Administração de Empresas, e atualmente tenho desempenhado as funções de mamãe e editora do Blog Valentina Kids. O Blog foi inspirado na minha filha, visto que o universo infantil sempre me fascinou. Busco sempre me aprimorar para trazer o melhor conteúdo, proporcionando desta forma informações úteis para o dia a dia das mamães. Seja bem-vindo ao Blog Valentina Kids Um abraço! Giselda

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado, os campos marcados são obrigatórios *