A respiração oral em crianças com drª maria fernanda


 

Semana passada Dra Maria Fernanda ministrou uma palestra na escola CAR (Colégio Almeida Rodrigues). O tema foi “A respiração oral em crianças e suas consequências nas arcadas dentárias”.

 

 


 Todos já devem ter ouvido falar que respirar pela boca não é muito bom para quem tem problemas respiratórios. Porém  nem todos já ouviram falar que a respiração oral causa prejuízo para as arcadas dentárias.
   Vamos iniciar falando o que é uma respiração correta. 
   O ar que entra para nosso organismo pode chegar aos pulmões de duas maneiras, uma pela boca e outra pelo nariz.
Desde o nascimento, quando a criança inicia o aprendizado para a respiração, ela é estimulada a respirar pelo nariz através da amamentação, que além disso irá estimular também o desenvolvimento dos músculos da face. Se por algum motivo, por exemplo um resfriado, a criança começar a respirar pela boca o circuito de aprendizagem cerebral será interrompido e dará chance à instalação de uma respiração oral.  
A respiração nasal é a responsável pelo desenvolvimento de todos os ossos da face, do fortalecimento dos músculos da mastigação e da fala, posicionamento correto da língua, posicionamento correto da cabeça, assim como fortalecimento do sistema respiratório que envolve adenoide, amígdalas, timo, seios da face e pulmões.
   Uma das maneiras que as arcadas dentárias se desenvolvem e através da pressão de ar durante a respiração. Se a respiração for pelo nariz com os lábios selados a língua permanece pressionando o palato ( céu da boca) estimulando seu desenvolvimento correto, tanto em largura quanto em comprimento.
   Por outro lado, se a respiração for oral, a língua ficará a maior parte do tempo para baixo, a pressão de ar passará pela boca elevando o palato e tornando a arcada superior mais estreita, facilitando a má posição dos dentes, estimulando uma possível mordida cruzada, dentes superiores projetados para frente, língua interposta entre os dentes e uma mordida aberta, etc.
   Portanto a correção do hábito de respirar pela boca deverá ser o mais rápido possível para que a criança desenvolva naturalmente as arcadas dentárias.
Se as  arcadas já estiverem alteradas e a correção com aparelhos for indicada também deve-se corrigir a respiração para que o tratamento seja eficaz.

 

04322552300

Se a criança dorme com a boca aberta, utilizando a respiração bucal, pode acabar tendo problemas na formação da arcada dentária e até no próprio rosto.

 

 

A saúde começa pela boca!!
 
Procure saber mais sobre o que a Ortopedia Funcional dos Maxilares pode fazer pela sua família.

 

 

_MG_7318
Dra. Maria Fernanda P. do Vale Rochelle

Cirurgiã Dentista – Especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares

Prevenção e tratamento das alterações das arcadas dentárias.

CRO ESP. 6581

Ela atende na Clínica CLIM

Rua Rui Barbosa, 1.111 – Centro

Rio Verde – Goiás

Contato: (64) 3620-7700

 

 

Abraços!

Valentina Kids

Giselda Martins
Sobre Mim

Meu nome é Giselda Martins, moro em Rio Verde –Góias, sou casada e tenho uma filha. Sou graduada em Administração de Empresas, e atualmente tenho desempenhado as funções de mamãe e editora do Blog Valentina Kids. O Blog foi inspirado na minha filha, visto que o universo infantil sempre me fascinou. Busco sempre me aprimorar para trazer o melhor conteúdo, proporcionando desta forma informações úteis para o dia a dia das mamães. Seja bem-vindo ao Blog Valentina Kids Um abraço! Giselda

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado, os campos marcados são obrigatórios *