3 dicas para ensinar regras de comportamento aos pequenos


Mamães e papais comemoram quando o filho aprende a dizer “por favor” e “obrigado”, mas a gente sabe que uma criança bem educada vai muito além disso. Saber se comportar em um restaurante, não fazer bagunça na casa dos outros e só mexer onde os adultos derem permissão: esses são comportamentos que todo mundo quer que o seu pequeno tenha e, acredite, é possível! Saiba por onde começar e lembre-se: paciência e persistência são palavras-chave para chegar lá.

 

comendo

 

Conversa é o passo mais importante

Crianças são como um papel em branco onde os papais escrevem tudo o que elas vão saber no futuro. É por isso que, antes de ir em uma festa ou de levar o pequeno para a casa de um amigo da família, os pais precisam dizer o que esperam dele. Conversar com o seu filho antecipando as situações que vão acontecer e o que ele pode ou não fazer, como brincar com a criançada está liberado, mas pegar docinhos da mesa só quando alguém disser que pode, é o ideal.

 

 

Comportamento também depende da idade

Os limites do que é uma criança educada também variam de idade para idade. Os papais não podem esperar que o seu pequeno de dois, três e até quatro anos de idade vá conseguir ficar sentado e quietinho durante toda uma cerimônia de casamento. É com o tempo que ele vai aumentar essa capacidade de autocontrole e aprenderá a resistir aos impulsos de sair correndo pela igreja. Enquanto isso, que tal se antecipar e levar o pequeno lá fora para fazer um lanchinho rápido? Quando vocês voltarem, ele já vai estar mais calmo e o prazo de validade do tempo que ele aguenta ficar sentado será renovado.

comportada

 

 

Um bom exemplo é a chave para fazer valer o aprendizado

Por mais que as crianças escutem o que os adultos dizem, eles aprendem mesmo é imitando comportamentos. Se os pais trocarem gentilezas e sempre disserem as palavrinhas mágicas um para o outro, aquilo vira algo cotidiano para o pequeno. O mesmo acontece na hora de se comportar à mesa: se a criança almoça todos os dias no sofá em frente à televisão, vai ser muito difícil para ela ficar quieta em um restaurante. A dica é praticar na mesa de casa, ensinando como usar os talheres e o guardanapo para que aquilo vire um costume natural.

 

 

Abraços!

Valentina Kids

 

 

Fonte: Playkids

Giselda Martins
Sobre Mim

Meu nome é Giselda Martins, moro em Rio Verde –Góias, sou casada e tenho uma filha. Sou graduada em Administração de Empresas, e atualmente tenho desempenhado as funções de mamãe e editora do Blog Valentina Kids. O Blog foi inspirado na minha filha, visto que o universo infantil sempre me fascinou. Busco sempre me aprimorar para trazer o melhor conteúdo, proporcionando desta forma informações úteis para o dia a dia das mamães. Seja bem-vindo ao Blog Valentina Kids Um abraço! Giselda

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado, os campos marcados são obrigatórios *