lição de solidariedade: menina de sete anos doa cabelo para hospital do Câncer de Rio Verde – Goiás


No dia 29 de outubro de 2015, Maria Clara de 7 anos deu uma lição de solidariedade, chegou ao salão Maria & João Beleza Infantil pronta para mudar o visual. A menina decidiu cortar o cabelo e doar as mechas para confecção de perucas, fez um pequeno, mas poderoso ato de renúncia e compaixão: ela abdicou do seu lindo longo cabelo para ajudar outras crianças que passam pela situação difícil de um tratamento de quimioterapia.

IMG_7547

Maria Clara

Segundo a mãe da criança, Bárbara , a menina não foi incentivada a fazer a doação. “A iniciativa veio dela, depois de ver sua tia fazer o mesmo ato. Ela simplesmente expressou sua vontade”, afirmou.

IMG_7573

Maria Clara com sua mãe Bárbara

“Acreditamos na causa, tem profissional que cobra metade do valor do corte e outros fazem sem custo”, disse a proprietária Nayara Hungria. É lindo e emocionante, um gesto tão solidário e puro vindo de uma criança de apenas 7 anos.

 

IMG_7636

Nayara Hungria proprietária do salão com Maria Clara

No salão, os fios da Maria Clara foram separados e presos com elástico para formar o rabo de cavalo de 22 centímetros para doação. Após a finalização do corte e secagem, a menina parecia satisfeita com a mudança. “Gostei muito”, dizia olhando para o espelho.

 

 

IMG_7840

Maria Clara com o Ricardo cabeleireiro responsável pelo seu corte .

TV Sucesso Record acompanhou essa linda doação, Blog Valentina Kids agradece imensamente por essa reportagem.

 

Acompanhamento da entrega da doação

Quando Maria Clara estava na recepção foi abordada pela Dona Marlene, acometida de câncer de mama. Vocês precisavam ver a emoção que a mesma demonstrou com o gesto tão grandioso da Maria Clara. 

Para que a mecha possa ser utilizada na confecção de perucas, é preciso que ela tenha, no mínimo, 10 centímetros de comprimento

Os cabelos são a parte do corpo à qual a maioria das mulheres mais se dedicam, sempre buscando os melhores produtos, os cortes mais adequados e os tratamentos mais modernos. Toda essa vaidade existe porque os cabelos ajudam a desenhar o formato do rosto e, dependendo do tipo, podem deixar com uma aparência mais leve, mais jovem ou até mais magra. Por todas essas razões, perder os cabelos por causa de doenças autoimunes, de efeitos colaterais no tratamento contra o câncer ou mesmo por acidentes, mexe muito com a autoestima das mulheres.

Além da própria luta contra a doença, que é um processo muito difícil, a perda dos fios afeta o lado psicológico, que também é muito importante e faz a diferença no processo de cura. Por isso, muitas vezes o uso de uma peruca pode fazer a diferença, fazendo com que essas mulheres se sintam mais bonitas e confiantes e, assim, enfrentem melhor o tratamento.

Para ajudar todas essas mulheres com a criação de perucas para quem perdeu os cabelos, algumas instituições beneficentes trabalham recebendo doações, que acontecem graças às ações nobres de algumas pessoas que resolvem se desapegar dos seus fios e oferecê-los a quem precisa.

Hospital do Câncer de Rio Verde

Rua Tiradentes, 822 – bairro Santo Agostinho,

CEP: 75904-660 –  Rio Verde/GO
Fone: (64) 3612-2400

Hospital do Câncer de Barretos

Comprimento mínimo: 15 centímetros

Endereço para envio: AVCC (Associação Voluntária de Combate ao Câncer) –
avenida Paulo de Mattos Leandro, 1.357, bairro Dr. Paulo Prata,
CEP: 14784-379 – Barretos/SP

Fone: (17) 3321-6600

IMG_7893

Giselda do Blog Valentina Kids com essa anjinha Maria Clara

Não é nada fácil perder o cabelo em um tratamento contra o câncer. Mas a solidariedade de muita gente tem ajudado a tornar esse momento um pouco menos doloroso

 

 

Primeiro eu gostaria de agradecer a Maria Clara e a todos vocês que fazem realmente a diferença no mundo! Saber que existem pessoas abençoadas e dispostas a ajudar de um jeito tão delicado me dá esperanças.

 

Abraços!

Valentina Kids

 

 

Fotos: Plínio Carvalho – Equipe Angela Aysha

Giselda Martins
Sobre Mim

Meu nome é Giselda Martins, moro em Rio Verde –Góias, sou casada e tenho uma filha. Sou graduada em Administração de Empresas, e atualmente tenho desempenhado as funções de mamãe e editora do Blog Valentina Kids. O Blog foi inspirado na minha filha, visto que o universo infantil sempre me fascinou. Busco sempre me aprimorar para trazer o melhor conteúdo, proporcionando desta forma informações úteis para o dia a dia das mamães. Seja bem-vindo ao Blog Valentina Kids Um abraço! Giselda

1 Comentários

Layssa dos Santos Pina
Reply 18/04/2016

Essa atitude desta criança em doar cabelo foi genial.Exemplo de desprendimento. Tenho 10 anos e quero seguir este exemplo.Meus cabelos são longos,quero doar.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado, os campos marcados são obrigatórios *