entrevista com a especialista em odontopediatria Drª Débora Leão.


Essa semana tive o privilégio de entrevistar a Drª Débora.

 

Drª Débora Martins Leão é graduada em Odontologia pela UNAERP – Ribeirão Preto/SP. Especialização em Odontopediatria pela APCD – Araraquara/SP. Atua em Rio Verde desde 1999.

Dª Débora Leão participa de vários congressos todo ano com o intuito de aprimorar seu atendimento ao publico infantil de Rio Verde e região.

Fui recebida em seu consultório localizado na Clínica CLIM, o qual possui uma decoração sob medida para atender o público infantil.

A Drª Débora é uma profissional talentosa e dedicada.

DSCN6023

 

Entrevista:

Blog Valentina Kids: Durante a gravidez, a mulher come com mais freqüência e tem uma inclinação maior a ingerir doces. O quanto isso pode ser prejudicial ao bebê?

Dra Débora: Primeiro temos que levar em consideração que toda gestante precisa de uma alimentação saudável. Caso a gestante ingerir muito doce, ela aumenta o risco de diabete gestacional, sendo risco tanto para gestante quanto para o bebê. A partir da 12ª semana de vida intra uterina o sabor já começa a ser percebido pelo feto e alguns estudos demonstram que a diversidade de sabores durante a gestação influencia o sabor do líquido amniótico que a criança ingere durante os nove meses, então se a mãe comer açúcar em excesso o filho terá tendência a gostar de doces.

 

 Blog Valentina Kids:  Que nutrientes devem ser consumidos durante a gravidez pela mãe?

Dra Débora: Durante a gravidez a gestante deve adquirir uma dieta equilibrada que contenha quantidades razoáveis de todos os tipos de nutrientes, como os construtores (proteínas), reguladores (vitaminas e sais minerais) e os energéticos (são os alimentos lipídicos – gordura – e os carboidratos – açúcares, massas e cereais). Lembrando que tempos que dar preferência aos açúcares lentos encontrados nos cereais, feijão, lentilha, pois o açúcar refinado é fraco como fonte nutritiva.

Veja alguns alimentos importantes e que contenha:

– Vitamina D – sardinha, salmão e leite de vaca;

– Vitamina B6 – arroz, milho, aveia e banana;

– Vitamina C – laranja, morango e tomate;

– Vitamina A – leite e derivados;

– Cálcio – leite, repolho e nozes;

– Fósforo – ovos e carnes;

– Ácido Fólico – brócolis, fígado e espinafre;

– Ferro – carne vermelha, soja e ervilha;

É de grande valor a gestante realizar um acompanhamento nutricional com um profissional.

 

 Blog Valentina Kids: Quando devem ser iniciados os cuidados com a saúde bucal do recém-nascido?

Dra Débora: Quando a mãe estiver por volta dos 7º mês gestacional, a mãe já deve fazer uma consulta com o odontopediatra, recebendo informações para cuidar da saúde bucal do recém nascido, recebendo informações sobre amamentação, uso de chupetas e higiene. E toda criança aos 6 meses de idade já deve ter sido avaliada em relação à sua saúde bucal.

 

 Blog Valentina Kids: Quando os dentes da criança estão nascendo, o que se pode fazer para aliviar o desconforto?

Dra Débora: Este desconforto pode ser aliviado dando ao bebê um mordedor de borracha ou massageador de gengiva. Em caso de desconforto mais intenso recomenda-se que os pais conversem com o odontopediatra. É importante ressaltar que febres superiores a 38º C não estão relacionadas à erupção dentária.

 

Blog Valentina Kids: O que são as cáries de mamadeira e como evitá-las?

Dra Débora: A cárie de mamadeira, também conhecida por cárie de amamentação, possui características próprias, afetando crianças muito jovens, antes do 1º ano de vida, apresenta rápida evolução e os principais fatores causadores são: o aleitamento materno, a mamadeira noturna e a conjugação dos dois, com ausência de higienização. Crianças que dormem com a mamadeira ou amamentam nas mães várias vezes durante a noite, possuem um maior risco da doença. A melhor maneira de prevenir a cárie de mamadeira é através da educação dos pais, desde o período pré natal, onde o odontopediatra irá orientá-los sobre as medidas preventivas e atuar nos hábitos inadequados.

 

 Blog Valentina Kids: O que é o flúor?

Dra Débora: O fluoreto é um agente seguro e eficaz para prevenir a cárie. Ele promove o fortalecimento do esmalte.

 

Blog Valentina Kids:  Quais as principais lesões da mucosa bucal  que atingem os bebês?

Dra Débora: Várias tipos de lesões de mucosa podem atingir os bebês, mas a candidíase (sapinho) atinge bastante os bebês que apresentam baixa imunidade, apresentando como placas esbranquiçadas semelhante com leite coalhado.

Temos também a gengivo estomatite herpética – que é de origem virótica, sendo a estomatite que mais acomete crianças. Na maioria das vezes a manifestação é muito leve e passa desapercebida, mas cerca de 10% dos casos são bastante dolorosos, apresentando gengiva avermelhada, febre, mal estar e falta de apetite. Lembrando que sempre que a criança apresentar alguma alteração bucal é importante fazer uma consulta com um profissional.

 

Blog Valentina Kids:  Quais são os fatores de risco para a doença cárie?

Dra Débora: A cárie é uma doença multifatorial, dependendo de vários fatores como dieta, higiene e bactérias. Sendo que a presença e o equilíbrio destes fatores que vão determinar a ocorrência ou não da cárie.

 

Blog Valentina Kids: Por que algumas crianças nascem dentes mais rápido que as outras?

Dra Débora: As idades em que nascem os dentes decíduos, quanto os permanentes podem variar bastante, diferentes de até um ano em dentes permanentes estão dentro da normalidade.  É importante lembrar que a idade cronológica pode não coincidir com a biológica, gerando algumas diferenças entre uma criança e outra. Mas é recomendável um acompanhamento com especialista para acompanhar a erupção dentária.

 

Blog Valentina Kids: Sobre dente gemelar, quando cair vem outro normal?

Dra Débora: O dente geminado é uma anomalia que pode ocorrer durante o desenvolvimento do germe dentário, que sofre uma tentativa de divisão. É normal acontecer um  atraso na esfoliação deste dente, quando for dente de leite, por isso é importante um acompanhamento radiográfico desde dente. Existem estudos que relatam dentes permanentes com coroas amplas quando a anomalia afetou o dente de leite predecessor, mas podendo o permanente nascer sem alteração.

 

Blog Valentina Kids: A falta de formação de algum dente é hereditário? Como sabemos se a criança apresenta?
Dra Débora:  A agenesia dentária pode ter fatores hereditários, por isso seria interessante a visita ao dentista para um diagnóstico preciso da agenesia. O exame radiográfico exerce um papel fundamental para comprovar a ausência de dentes. Lembrando que algumas doenças genéticas podem apresentar agenesia dentária.

 

 Blog Valentina Kids: Qual a melhor mamadeira e chupeta para crianças pequenas que não comprometam o desenvolvimento e formação da arcada dentária?

Dra Débora: Vamos ressaltar que a amamentação materna é melhor que qualquer mamadeira, mas caso a amamentação materna não seja possível, devemos priorizar a mamadeira ortodôntica. Muitas vezes os pais aumentam o orifício do bico da mamadeira e isto é errado, pois o orifício pequeno favorece a musculatura oral, coordenação de sucção, deglutição e respiração. Com relação a chupeta, sabemos que o recém nascido tem uma necessidade de sucção a qual deve ser avaliada. O ideal é não fazer o uso de chupeta, mas em alguns casos é necessário a sua introdução, no entanto não podemos deixar a criança usar a chupeta de modo indiscriminado, não se deve oferecer a chupeta toda hora, a criança não pode usar a chupeta tempo integral e a sua retirada deve ser o mais precoce possível. Quando for adquirir a chupeta o ideal é comprar a ortodôntica.

 

Blog Valentina Kids:  E para finalizar, qual é a frequência ideal em que os pais devem levar a criança ao dentista?
Dra Débora: O intervalo entre as consultas para manutenção preventiva deve ser determinado de forma específica para cada paciente, após a avaliação do risco e atividade de cárie do paciente, não devendo ultrapassar 6 meses entre as consultas.

 

 

_MG_7127

Dra Débora apresentando uma grande novidade em odontologia dos últimos tempos o equipamento de ultra-som. Ele tem grandes vantagens: Elimina o barulho do tradicional motor de alta rotação eliminando o principal medo do paciente. É um tratamento muito mais indolor, eliminando a necessidade de anestesia na maioria dos tratamento dentários. Não corta o tecido mole, ou seja, permite tratamento sub-gengival sem anestesia e sem sangramento. Pelo fato de permitir tratamento dentário sem dor, faz com que uma parcela maior da população busque tratamentos preventivos.

Dra Débora apresentando a luva para carpule é um invólucro de exclusivo elastômero no formato de um simpático Jacarezinho. Foi desenvolvido para camuflar a seringa carpule e facilitar a aplicação da anestesia. Diminui a ansiedade causada pelo medo da agulha no ato da anestesia.

Dra Débora apresentando a luva para carpule é um invólucro de exclusivo elastômero no formato de um simpático Jacarezinho. Foi desenvolvido para camuflar a seringa carpule e facilitar a aplicação da anestesia. Diminui a ansiedade causada pelo medo da agulha no ato da anestesia.

_MG_7149

Técnicas de Escovação

Previna problemas bucais com uma adequada técnica de higiene.

Utilização de fio ou fita dental

Enrole cerca de 50 cm de fio entre os dedos. Envolva cada dente formando um “C” e deslize de cima para baixo a partir da margem da gengiva, nunca contra ela.

 _MG_7079Obrigada Drª Débora Leão, por receber o Blog Valentina Kids com tanto carinho e atenção.

  

Qualquer dentista pode atender crianças, mas nem todos possuem conhecimento de técnicas e manejos psicológicos para realizar de uma forma que seja mais tranquila tanto para a criança como para os pais. Procure sempre especialistas em Odontopediatria, esse profissional saberá exatamente como conduzir a consulta e torná-la um encontro divertido para seu filho.

 

 

AGENDA UM HORÁRIO E AJUDE A GARANTIR O SORRISO DE SEU FILHO!

 Drª Débora Leão, atende na Clínica CLIM

Rua Rui Barbosa nº 1.111 – Centro – Rio Verde/GO.

Contato: (64) 3620-7700

 

 

 

 Espero que tenha gostado da entrevista!

Abraços!

Valentina Kids

 

 

 

 

Local: Consultório na Clínica CLIM

Foto: Angela Aysha (64) 8402-6296

Giselda Martins
Sobre Mim

Meu nome é Giselda Martins, moro em Rio Verde –Góias, sou casada e tenho uma filha. Sou graduada em Administração de Empresas, e atualmente tenho desempenhado as funções de mamãe e editora do Blog Valentina Kids. O Blog foi inspirado na minha filha, visto que o universo infantil sempre me fascinou. Busco sempre me aprimorar para trazer o melhor conteúdo, proporcionando desta forma informações úteis para o dia a dia das mamães. Seja bem-vindo ao Blog Valentina Kids Um abraço! Giselda

4 Comentários

Christiane leão
Reply 14/09/2015

Parabéns pela entrevista e pela iniciativa de criar este blog!!! Matérias muito interessantes e cheias de informações para as mamães....Muito sucesso pra você!!!

    Giselda Martins
    Reply 15/09/2015

    Blog Valentina Kids agradece pelo carinho!

Guilherme
Reply 15/09/2015

Dicas TOP !!

    Giselda Martins
    Reply 15/09/2015

    Obrigada!

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado, os campos marcados são obrigatórios *