LANCHES SAUDÁVEIS NA VOLTA ÀS AULAS.


Fim de férias, os pequenos retornam à escola e as dúvidas na hora de montar uma lancheira saborosa e saudável ainda persistem. Crianças em idade escolar já manifestam as suas vontades alimentares e muitas vezes torcem o nariz para frutas, verduras e legumes. Fazer com que as crianças troquem guloseimas como: salgadinhos, refrigerantes e balas por alimentos mais saudáveis não é tarefa fácil para a maioria dos pais.

Pink lunch box for little girl

De acordo com o IBGE, o número de crianças e adolescentes obesos no país já chega a 6 milhões. Esse fato faz com que aumente ainda mais a preocupação dos pais com a alimentação dos seus filhos.

O lanche perfeito é aquele que contenha alimentos fonte de carboidratos (pães, biscoitos, etc) que darão energia para seu filho brincar e realizar todas as tarefas do dia-a-dia, frutas que fornecem as vitaminas e minerais essenciais para dar pique e proteger contra doenças, e proteínas (de preferência leite e derivados que são fonte também de cálcio) que ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

 

 

Haja criatividade para montar uma lancheira ao mesmo tempo saudável e atrativa, mas nós vamos te ajudar nessa tarefa. Abaixo daremos 5 opções de lanches.

Lanche 1:

– 1 pão de mandioquinha com ervas

– 1 colher (sobremesa) de cream cheese

– 1 copo (200ml) de suco natural de laranja

Lanche 2:

– 1 fatia de pão integral

– 1 colher (sobremesa) de geléia de frutas

– 1 copo (200ml) de leite com achocolatado em pó (ou leite achocolatado de caixinha)

– 1 fatia de mamão picado

Lanche 3:

– 1 fatia de bolo caseiro simples

– 1 banana

– 1 copo (200ml) de bebida a base de soja com sabor de frutas

Lanche 4:

– 2 bisnaguinhas

– 1 colher de sobremesa de requeijão

– 1 copo (200ml) de suco natural de abacaxi

Lanche 5:

-½ unidade de pão francês

– 1 colher (sobremesa) de margarina

– 1 fatia de queijo branco (ou prato)

– 1 pêra

 

Além dessas sugestões, outros alimentos podem ser utilizados. No lugar do pão, ofereça de vez em quando biscoitos água e sal, cream cracker ou biscoitos doces de aveia e mel, leite, maizena, barrinha de cereais, etc.

Outras frutas e sucos também podem ser consumidos de acordo com a preferência do seu filho, mas prefira sempre os sucos naturais.

No lugar do leite, requeijão e queijos, você pode incluir iogurtes, leites fermentados e queijo tipo petit suisse (danoninho).

 

DICA: Outro ponto fundamental é mostrar para o filho que o lanche saudável não é chato e nem ruim, mas pelo contrário, pode ser muito divertido e gostoso, se feito com criatividade e dedicação.

Reforço ainda que criança vê, criança faz. Dê exemplos alimentares saudáveis e o seu filho seguirá seus passos em todas as situações.

 

 

 

Importante!

Quando a criança voltar da escola, higienize a lancheira com álcool e lave uma vez por semana com água e sabão. Mantenha a lancheira limpa para evitar que agentes externos causem doenças ou estraguem os alimentos com mais facilidade.

 

 

Abraços!

Valentina Kids

 

 

Fonte: http://www.maisequilibrio.com.br/nutricao/lanches-saudaveis-na-volta-as-aulas-2-1-1-564.html

Giselda Martins
Sobre Mim

Meu nome é Giselda Martins, moro em Rio Verde –Góias, sou casada e tenho uma filha. Sou graduada em Administração de Empresas, e atualmente tenho desempenhado as funções de mamãe e editora do Blog Valentina Kids. O Blog foi inspirado na minha filha, visto que o universo infantil sempre me fascinou. Busco sempre me aprimorar para trazer o melhor conteúdo, proporcionando desta forma informações úteis para o dia a dia das mamães. Seja bem-vindo ao Blog Valentina Kids Um abraço! Giselda

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado, os campos marcados são obrigatórios *