VOLTA ÀS AULAS: HORA DE RECOLOCAR O SONO DOS FILHOS EM ORDEM.


Chegou aquela época do ano em que os pais precisam ter atenção redobrada com os hábitos dos filhos: o período da volta às aulas. Acabou a mamata de ficar no computador e dormir até mais tarde, esquecer da hora jogando videogame com os amiguinhos, entre outras alegrias que as férias trazem.
O ideal é que estes hábitos mais desregulados não sejam rotina nem mesmo durante os meses longe da escola, pois o excesso de atividade sedentária (TV, computador, tablet, videogame) prejudica diretamente a qualidade do sono, e nas crianças e adolescentes isso pode significar problemas no metabolismo, especialmente com relação ao crescimento e à obesidade.
Ao começar as aulas, as crianças precisam estar bem disciplinadas nos horários de sono para não começarem vagarosamente os estudos e acumularem notas ruins já no início do ano.

bia-francesinha-02
Isto leva a uma tensão tanto para os alunos quanto para os pais.  A falta de sono prejudica o aprendizado e depois é preciso compensar os resultados ruins com mais estudo e estresse para atingir as notas necessárias — afirma a otorrinolaringologista Cristiane Khadur Denis, especialista em sono infantil.

Segundo ela, o problema é agravado quando os alunos deixam de dormir para estudar mais, o que acaba por prejudicar o desempenho nos testes e provas. Os pais devem entender que as crianças necessitam de mais tempo de sono do que os adultos e por isso elas precisam dormir em horários regulares para acordar cedo e bem no dia seguinte. Para isso, recomenda-se um período de adaptação entre os horários de férias e do compromisso escolar se ao longo de uma semana a criança for dormir meia hora mais cedo a cada dia, ela estará mais preparada para retomar as aulas. Também é necessário cumprir os horários de sono mesmo durante os finais de semana e cuidar dos hábitos alimentares. Nada de chocolate, refeições mais pesadas ou refrigerante para os pequenos antes de dormir.
A volta às aulas pode ser estressante para pais e filhos, mas com alguns hábitos saudáveis todo o processo fica menos doloroso.

 

Confira a seguir os cinco erros e soluções na hora de colocar a criançada para dormir:
1.  Colocar a criança para dormir muito tarde.
Solução: marcar uma hora determinada para a criança ir para a cama e seguir esse horário.
2. Condicionar o sono ao movimento ou balanço.
Solução: usar o movimento e o balançar para acalmar a criança e não para fazer dormir.
3. Excesso de estímulos.
Solução: eliminar tudo o que chame a atenção da criança na hora de dormir, como TV, brinquedos e cores fortes. O quarto deve ser um lugar para relaxar.
4. Não seguir um ritual na hora de dormir.
Solução: seguir um ritual que ajude a dar pistas e dizer que é hora de dormir.
5. Fazer as coisas cada dia de um jeito.
Solução: crie regras sobre o horário e o lugar de dormir.

img-533645-colocar-o-filho-para-dormir-pode-se-tornar-em-um-pesadelo-na20130802131375460063

Tempo de sono ideal para as crianças:

Bebês: 14 a 15 horas/dia.
Crianças entre 1 e 2 anos: 12 a 14 horas/dia.
Idade pré-escolar (3 a 5 anos): 11 a 13 horas/dia.
Idade escolar (6 a 10 anos): 10 a 11 horas/dia.

 

O sono também é considerado um grande aliado da memória. “Enquanto dormimos, principalmente durante os sonhos, gravamos tudo o que aprendemos durante o dia. Se dormimos menos horas do que o recomendado, gravamos menos informações e temos mais dificuldade para aprender”.

 

 

Abraços!

Valentina Kids

Fonte: http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/variedades/vida-e-saude/noticia/2013/02/volta-as-aulas-hora-de-recolocar-o-sono-dos-filhos-em-ordem-4047262.html

Fotos: Divulgação

Giselda Martins
Sobre Mim

Meu nome é Giselda Martins, moro em Rio Verde –Góias, sou casada e tenho uma filha. Sou graduada em Administração de Empresas, e atualmente tenho desempenhado as funções de mamãe e editora do Blog Valentina Kids. O Blog foi inspirado na minha filha, visto que o universo infantil sempre me fascinou. Busco sempre me aprimorar para trazer o melhor conteúdo, proporcionando desta forma informações úteis para o dia a dia das mamães. Seja bem-vindo ao Blog Valentina Kids Um abraço! Giselda

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado, os campos marcados são obrigatórios *